Os 10 Mandamentos do Projetista que usa o AutoCAD Plant 3D

Não adianta saber usar o AutoCAD Plant 3D, tem que pensar como projetista e como o montador irá interpretar eu Projeto. Seguindo estes mandamentos seu projeto se tornará mais confiável:

1º Mandamento: Instalareis todos Service Packs e Hotfix do seu software.

Antes de usar seu AutoCAD Plant 3D, projetista tem que atualizar seu softwares contra erros e anomalias. Depois não reclame que não consegue criar um equipamento ou gerar folhas de isométricos com apenas uma curva ou uma válvula.

2º Mandamento: Devereis conhecer Especificações de Materiais e Acessórios de Tubulação e as Normas de Projeto.

Sim, é como conhecer AutoCAD e não saber Desenho Técnico, Desenho Mecânico, Desenho Elétrico ou Desenho Arquitetônico. Hoje as crianças nascem sabendo Windows e AutoCAD mas conhecimento técnico ainda é necessário ser aprendido

3º Mandamento: Configurais sempre o Sistema de Medidas para Métricos, mas nunca deixaras de usar o sistema nominal dos Reis.

Todo novo projeto deve ser configurado com Métrico, que usamos aqui no Brasil, mas os diâmetros nominais dos tubos insistem continuar em medidas imperiais, em polegadas. Tome esse cuidado e assim jamais construirá modelos 3D 25,4 vezes maiores que o normal.

4º Mandamento: Sempre tecereis fluxograma do seu sistema com o máximo de parâmetros técnicos possíveis dos acessórios e equipamentos.

Sempre complete os dados de materiais e acessórios e equipamentos de seu projeto. Quanto mais informação você imputar no seu Data Manager, menos retrabalho você será obrigado a realizar. Elimine TODAS as inconsistências e Pontos de interrogações no Data Manager

5º Mandamento: Nunca abrireis arquivos de seu projeto pelo Windows Explorer.

Duplo clique em arquivo pelo Windows Explorer abre seu DWG de Fluxograma ou Modelo 3D como AutoCAD, jamais como AutoCAD Plant 3D. Faça como o software foi criado, abra seu projeto e depois abra o arquivo com duplo clique no Project Manager. Abrir pelo Windows Explorer é habito de criancinha.

6º Mandamento: Editareis os bocais de seus equipamentos sempre em visualização Parallel, jamais conseguireis fazê-lo em Modo Perspective.

Não adianta insistir, para editar e modificar um bocal, o projetista somente conseguira na visualização do Modelo em Modo Parallel.

7º Mandamento: Selecionareis sempre o ID do Tubo antes de rotear.

Se deixar para fazer depois, jamais conseguirá associar seu roteamento a um tag de um tubo parametrizado no seu fluxograma.

8º Mandamento: Sempre sereis fiel em relação ao zero absoluto do AutoCAD

Aloque seus desenhos sempre ao zero absoluto do seu AutoCAD, todos os modelos e plantas, assim a perfumaria de suas plantas serão fidedignas.

9º Mandamento: Utilizareis sempre o Xref para estruturas e outros elementos que não sejam equipamentos, tubulações e suportes.

Lembrem-se, equipamentos, tubulações e suportes em um modelo só, os demais deverão ser por referencia externam sempre referenciados ao zero absoluto e obedecendo ao Norte de Projeto. Não adianta chorar depois.

10º Mandamento: Cotareis sempre suas Plantas de Locação e Planta de Tubulação sempre em dois níveis.

Primeiro nível entre eixos de locação de equipamentos e colunas e tubulações sempre em cada mudança de direção. O Segundo nível sempre entre eixo de colunas.

Deixe um comentário