Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Anônimo
InativoSerá que você não está usando o desenho do topógrafo em 3D?
Tenta usar Flatten para zerar o Y das coordenadas.
Não sei se seria esta a ajuda para você.Dante Luglio
Valinhos – SPAnônimo
InativoIt is most probably a lisp
Anônimo
InativoObrigado Victor, simples e útil!
Anônimo
InativoBoa tarde….
O comando que voces estão buscando é o Attsync
é bem simples!
Anônimo
InativoEstou com a mesma dificuldade, alguém pode ajudar por favor?
Anônimo
InativoOlá a todos, é muito bom termos esse espaço para tirar dúvidas, parabéms a todos os envolvidos!
Gostaria de uma ajuda com uma demanda, não entendo de rotinas, na verdade nem sei como iniciar (rs) mas devido ao uso repetitivo no dia a dia, andei pesquisando e cheguei até aqui.
Estou trabalhando desenhando linhas de tubulações em planos isométricos, e na maioria dessas linhas temos as soldas das tubulações, logo sempre preciso copiar uma solda e colar no local que quero, ex.: nas interseções (curvas ou joelhos) crio um circulo com 3mm e colo a solda (circulo com aprox. 0,2mm) onde o circulo cruza com as linhas.
Pensei em algo como: a rotina pede para eu selecionar a linha (no caso layer tubulação), e ela insere as “2 soldas” ou 3 em casos de Têes, sempre obedecendo o limite de 3mm, mas seguindo o caminho que a linha esta fazendo.
Anônimo
InativoEu desconheço alguma forma de se fazer isso, Existe alguns “gatos” que podemos fazer para descobrir (ultima edição do .dwg) mas esconder acredito eu que não, mas qual seu objetivo com isso?
Anônimo
InativoPrezados, boa tarde. Faço uso do AUTOCAD 2019. Meu computador (notebok) conta com placa de vídeo AMD RADEON R7 M445 e o sistema operacional é o WIND 10. Quando procede inserção de linhas ou outros comandos de desenho no AUTOCAD verifico que o icone de tela de indicação de movimentação do mouse procede travamentos dificultando a realização dos trabalhos. Procedi tentativa de configuração do GRAFIC PERFORMANSE mas não funcionou, permanece travando. Os arquivos apresentam-se como pequenos em torno de 60Kb mas mesmo assim o problema ocorre. Pesquisei sobre a necessidade de troca de placa mas parece que esta atende, possivelmente so não deve ser a mais indicada. Alguem teria alguma informação para me auxiliar pois estou quase desinstalando o programa e reinstalando um bem antigo que trabalhava bem nele.
Anônimo
InativoBom dia senhores!
Luciana Klein, sou grato pela sua atenção.
Junior Nogueira, obrigado pelo interesse em ajudar.
Seus comentários, Luciana e Junior, me animou ainda mais em achar uma melhor solução. A parametrização seria minha solução limite para este problema. Quando postei o assunto, eu não tinha certeza disto mais vocês me motivaram a ir mais em frente e, estudando mais a fundo a parametrização do AutoCAD, depois de muito tentar, eu consegui resolver a questão.
Sou projetista de tubulação e em áreas de descarga de produtos derivados de petróleo, sempre tem interligações via mangotes nos portos. Agora estou mais preparado para enfrentar os próximos desafios que vier.
Quero compartilhar este momento com vocês, e agradecer pelo incentivo que que talvez, indiretamente me deram.Link:https://drive.google.com/file/d/1okko8O21ZSjf-moScqXjxXbGo6Vqyi78/view?usp=sharing
Abraços
Anônimo
InativoOpa, era isso mesmo Lu. Muito obrigado pela ajuda m salvou 🙂
obrigado prof. Eduardo Fernal, muito bomcadklein
MestreBoa tarde Leivas!
Seja muito bem vindo ao nosso novo Fórum!
Eu falei com o Mestre Eduardo Fernal sobre sua dúvida e ele desenvolveu uma rotina.Arquivo lisp compactado para download: PontoSobreLinha
Depois que o Eduardo fez o vídeo, ele alterou um pouco o código, então pode-se notar algumas diferenças no texto (gif animado abaixo)
Pode ser necessário aguardar um pouco para carregar o gif animado abaixo:
Se a imagem ficar pequena na sua tela, você pode abrir em outra guia para ver melhor:
Clique com o botão direito do mouse sobre o gif (imagem) e escolha a opção:
Abrir imagem em uma nova guia.Por favor responda aqui no fórum se é isso que você precisa.
No aguardo de sua resposta,
Abraços,
Luciana Klein/Eduardo Fernal
Anônimo
InativoOs usuários do AutoCad que se aventuram no MicroStation sempre terão muitas surpresas agradáveis no decorrer do seu aprendizado. Neste post vamos falar de duas iniciais.
A primeira é: O MicroStation não precisa salvar o arquivo enquanto você trabalha. Cada elemento que você cria é imediatamente colocado no arquivo dgn. Talvez por isso que os nomes dos comandos do MicroStation comecem, sempre, com “Place”.
Place Circle, Place Line, Place box, etc.
Ao finalizar um comando, Place SmartLine por exemplo, a smartline (semelhante à polyline) é inserida no arquivo DGN. Não se trata de salvar o arquivo todo novamente. Apenas um registro novo é acrescentado ao arquivo DGN. Os arquivos DGN são como os arquivos de programas de bancos de dados. Quando deletamos uma linha o que acontece é que o registro correspondente a esta linha é eliminado.
São muitas as vantagens disto. A primeira delas é a capacidade de trabalhar grandes arquivos sem precisar de muita memória RAM no computador. Esta operação de inserir registros, modificar registros ou eliminar registros é feita diretamente no HD. Outra coisa boa decorrente desta característica é você não precisar se preocupar com travamentos do Windows ou falta de energia nos Desktops. Se acontecer do computador travar basta você reiniciar e abrir outra vez o MicroStation/AECOsim e continuar de onde travou.
Mas espere! No menu File, que dá acesso à Página de Apoio, tem o comando Save. Serve para que? Para nada se você está usando o modo DGN. Mas se você está com um arquivo DWG aberto você vai precisar ficar salvando o DWG de tempos em tempos porque o arquivo DWG não funciona como um banco de dados. De fato e por isso, quando o MicroStation/AECOsim está no modo DWG ele até cria o arquivo .bak característico do AutoCad. Você não tem arquivo .bak de DGN. É por isso que tem o comando Save.
O fato do arquivo DGN ser um banco de dados permitiu que o BIM AECOsim da Bentley fosse desenvolvido neste mesmo formato. Não foi possível para AutoDesk fazer um BIM baseado em DWG. Até tentaram com os “Object Enablers” mas foi mais fácil comprar o REVIT.
A segunda surpresa é o formato DGN não ficar mudando todo ano. Você não tem DGN 2018, DGN 2017, DGN 2016, etc. Assim, você não é obrigado a ficar atualizando o MicroStation/AECOsim todo ano.
Se você tem um MicroStation 2014, 2013, 2012, etc, pode ter certeza que ele abre um dgn produzido pelo MicroStation Update 10 lançado agora em 2018, e abrirá nos Updates seguintes em 2019, 2020, etc..
Na verdade, a última modificação do formato DGN aconteceu há 17 anos atrás, em 2001. Eu poderia dizer que o DGN atual é o “DGN 21”, 21 de século 21. Quem sabe a próxima versão do formato dgn vai ser “DGN 22”, no século 22 no ano 2101.Anônimo
InativoContinuando Luciana,
O MicroStation/AECOsim tem dois modos de trabalho: O modo DGN e o modo DWG. Normalmente o MicroStation é iniciado no modo DGN. Mas quando abrimos um arquivo do AutoCad, pode ser DWG, DXF, ou outros, o MicroStation/AECOsim entra no modo DWG. Neste modo, o MicroStation bloqueia os elementos e processos mais avançados disponíveis no modo DGN para manter a compatibilidade com o formato DWG. Assim, ao trabalhar no MicroStation/AECOsim em parceria com quem usa AutoCad (ou seus clones) você nunca terá nenhum problema.
No modo DWG você tem tudo o que existe no AutoCad. Mas, mesmo que você resolva trabalhar no modo DGN, para aproveitar tudo o que o MicroStation oferece a mais, você não deverá ter problemas na conversão DGN/DWG. O MicroStation tem ferramentas para compatibilizar elementos e características especiais do modelo DGN com o arquivo DWG.
Um exemplo disto são os modelos do MicroStation. Modelos são equivalentes ao ModelSpace do AutoCad. Mas, enquanto o DWG só admite um ModelSpace por arquivo, o MicroStation admite dezenas, centenas de ModelSpaces. Como é feita a compatibilização desta características? O primeiro Model do MicroStation será o único ModelSpace do DWG. Os outros modelos existentes serão transformados, automaticamente, em XRefs.
Desta forma você pode usar as muitas caraterísticas extras do MicroStation sem receios de problema de compatibilização ao salvar em DWG de qualquer versão.cadklein
MestreExcelente post!
🙂 -
AutorPosts