O Projeto
CCCC First Highway Consultants foi contratada para fornecer serviços de consultoria de projeto para um retrofit da via expressa Meiguan de USD 62MM e expansão de uma via expressa existente. A expansão teria aproximadamente 8,5 quilômetros e incluiria oito intercâmbios entre a Estação de Inspeção Meilin e Qinghu, em Shenzhen, China. O projeto teve que considerar um ambiente complexo – incluindo 3.700 tubulações subterrâneas, oito entroncamentos separados por graus e tráfego intenso – e ser concluído em nove meses.
A Solução
A CCCC forneceu serviços de projeto desde o planejamento até o projeto preliminar e a construção para a expansão da via expressa original e as estradas auxiliares recém-construídas. Devido à densa rede de estradas, o intenso tráfego na área do projeto e o ciclo de projeto compactado, a CCCC implementou uma abordagem BIM, usando aplicativos da Bentley para alcançar o projeto de engenharia municipal em um ambiente 3D. A equipe usou dados de exploração para modelar o complexo ambiente 3D subterrâneo.
O Resultado
O uso de aplicativos da Bentley para implementar um fluxo de trabalho de projeto colaborativo em 3D reduziu o retrabalho, o compartilhamento otimizado de informações e o tempo de projeto salvo. Também permitiu que a entrega do projeto fosse 43 dias antes do prazo, reduzindo os custos em 2,2 milhões de dólares. Além disso, a CCCC economizou na carga de trabalho de modificação do projeto (estimada em 120 dias), na revisão preliminar do projeto (estimada em 60 dias) e na inspeção do erro de projeto do duto (estimada em 150 dias). O modelo BIM também permitiu que a equipe realizasse uma simulação de construção e mitigação virtual de tráfego, o que ajudou a equipe de construção a minimizar os impactos na comunidade.
Os produtos
A equipe do projeto usou os aplicativos BIM integrados da Bentley e a tecnologia de modelagem de realidade, incluindo MicroStation, OpenRoads, Subsurface Utilities Design and Analysis (SUDA) e OpenBridge Modeler para projeto 3D paramétrico em todas as direções. A malha de realidade, combinada com um modelo geográfico 3D, forneceu uma base de design real e intuitiva, tornando o esquema de design mais preciso, razoável e econômico. A equipe também usou o ProjectWise como uma plataforma de dados comum para gerenciar, armazenar e compartilhar informações entre as diferentes disciplinas e partes interessadas.
Resultados e Fatos
- Um fluxo de trabalho colaborativo em 3D com a Bentley reduziu o retrabalho, otimizou o compartilhamento de informações e o tempo de design salvo.
- O projeto foi entregue com sucesso 43 dias antes do prazo, reduzindo os custos em 2,2 milhões de dólares.
- O modelo BIM permitiu que a equipe realizasse simulação de construção e mitigação de tráfego virtual, o que ajudou a equipe de construção a minimizar os impactos na comunidade.
“Com base na cooperação estratégica alcançada com a Bentley, concluímos o projeto colaborativo em 3D, a otimização do esquema e a entrega digital usando o software e as soluções de modelagem BIM da Bentley. Usamos a tecnologia BIM para resolver muitos problemas difíceis encontrados no processo de promoção do projeto, conquistando uma maior reputação e mais oportunidades de projeto nesse campo. ” – Cheng Peng, Presidente do FHCC Assistant
CCCC: Chinese Comunication Construction Company