Se você tem MicroStation, você tem AutoCad.

Bem vindos! forums Bentley MicroStation Se você tem MicroStation, você tem AutoCad.

  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 1 mês atrás por Anônimo.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #2788
    Anônimo
    Inativo

    “Se você tem AECOsim/MicroStation você também tem AutoCad”.
    Porque inclui o AECOsim aqui?
    O AECOsim foi construído baseado no MicroStation. Então tudo o que você faz no Microstation você pode fazer no AECOsim também.
    Assim, de volta ao tema: “Se você tem AECOsim/MicroStation você também tem AutoCad”.

    AECOsim/MicroStation, desde a introdução da versão V8 no ano de 2001, lê e edita arquivos DWG como se fosse o próprio AutoCad.
    Em 2009, com o lançamento do V8i SELECTseries 1 foi iniciado o suporte ao AutoDesk RealDWG e aos “Object enabler” como um App separado.
    AutoDesk RealDWG é marca registrada da AutoDesk.
    Em 2015, com a série CONNECT Edition este suporte foi plenamente incorporado.
    Vocês sabem o que é RealDWG?
    A Autodesk criou o RealDWG para combater, um pouco, os vários clones de AutoCad existentes no mercado.
    Quando se abre no AutoCad um arquivo DWG criado em um destes clones você vê um aviso de que não é um DWG original.
    Se você recebe de um cliente um arquivo DWG original (RealDWG) e edita, ao devolver, o seu cliente vai ver a advertência de que foi salvo em um clone de AutoCad.
    “This DWG file was saved by an application that was not developed or licensed by Autodesk…”.
    Isto não acontece quando vocês trabalham com DWG no AECOsim/MicroStation.
    AECOsim/MicroStation trabalha com RealDWG.

    Assim, se vocês usam o AutoCad e querem experimentar outro CAD como o MicroStation, ou mesmo o BIM AECOsim, vocês podem ter as seguintes dúvidas.
    1) O que eu faço com os milhares de arquivos DWG que eu tenho?
    2) Como eu posso continuar trabalhando com meus parceiros que usam apenas AutoCad?
    Bom. Como eu disse o MicroStation/AECOsim abre, e pode editar, qualquer arquivo AutoCad que você tenha, de qualquer versão.
    Não há conversão de arquivo nesta operação.
    De fato, se vocês são usuários de AutoCad vocês devem ter muitos arquivos DWG em seus computadores. Assim vocês podem fazer o seguinte teste:

    A) Abra um dos seus arquivo dwg agora no MicroStation.
    B) Faça alguns traços usando Smartline, Circle, Arc.
    C) Salve o arquivo e feche o MicroStation.
    D) Inicie o AutoCad e abra o arquivo que você acabou de editar no MicroStation.
    E) Tire suas próprias conclusões.

    #2791
    cadklein
    Mestre

    Excelente post!
    🙂

    #2796
    Anônimo
    Inativo

    Continuando Luciana,
    O MicroStation/AECOsim tem dois modos de trabalho: O modo DGN e o modo DWG. Normalmente o MicroStation é iniciado no modo DGN. Mas quando abrimos um arquivo do AutoCad, pode ser DWG, DXF, ou outros, o MicroStation/AECOsim entra no modo DWG. Neste modo, o MicroStation bloqueia os elementos e processos mais avançados disponíveis no modo DGN para manter a compatibilidade com o formato DWG. Assim, ao trabalhar no MicroStation/AECOsim em parceria com quem usa AutoCad (ou seus clones) você nunca terá nenhum problema.
    No modo DWG você tem tudo o que existe no AutoCad. Mas, mesmo que você resolva trabalhar no modo DGN, para aproveitar tudo o que o MicroStation oferece a mais, você não deverá ter problemas na conversão DGN/DWG. O MicroStation tem ferramentas para compatibilizar elementos e características especiais do modelo DGN com o arquivo DWG.
    Um exemplo disto são os modelos do MicroStation. Modelos são equivalentes ao ModelSpace do AutoCad. Mas, enquanto o DWG só admite um ModelSpace por arquivo, o MicroStation admite dezenas, centenas de ModelSpaces. Como é feita a compatibilização desta características? O primeiro Model do MicroStation será o único ModelSpace do DWG. Os outros modelos existentes serão transformados, automaticamente, em XRefs.
    Desta forma você pode usar as muitas caraterísticas extras do MicroStation sem receios de problema de compatibilização ao salvar em DWG de qualquer versão.

    #2797
    Anônimo
    Inativo

    Os usuários do AutoCad que se aventuram no MicroStation sempre terão muitas surpresas agradáveis no decorrer do seu aprendizado. Neste post vamos falar de duas iniciais.
    A primeira é: O MicroStation não precisa salvar o arquivo enquanto você trabalha. Cada elemento que você cria é imediatamente colocado no arquivo dgn. Talvez por isso que os nomes dos comandos do MicroStation comecem, sempre, com “Place”.
    Place Circle, Place Line, Place box, etc.
    Ao finalizar um comando, Place SmartLine por exemplo, a smartline (semelhante à polyline) é inserida no arquivo DGN. Não se trata de salvar o arquivo todo novamente. Apenas um registro novo é acrescentado ao arquivo DGN. Os arquivos DGN são como os arquivos de programas de bancos de dados. Quando deletamos uma linha o que acontece é que o registro correspondente a esta linha é eliminado.
    São muitas as vantagens disto. A primeira delas é a capacidade de trabalhar grandes arquivos sem precisar de muita memória RAM no computador. Esta operação de inserir registros, modificar registros ou eliminar registros é feita diretamente no HD. Outra coisa boa decorrente desta característica é você não precisar se preocupar com travamentos do Windows ou falta de energia nos Desktops. Se acontecer do computador travar basta você reiniciar e abrir outra vez o MicroStation/AECOsim e continuar de onde travou.
    Mas espere! No menu File, que dá acesso à Página de Apoio, tem o comando Save. Serve para que? Para nada se você está usando o modo DGN. Mas se você está com um arquivo DWG aberto você vai precisar ficar salvando o DWG de tempos em tempos porque o arquivo DWG não funciona como um banco de dados. De fato e por isso, quando o MicroStation/AECOsim está no modo DWG ele até cria o arquivo .bak característico do AutoCad. Você não tem arquivo .bak de DGN. É por isso que tem o comando Save.
    O fato do arquivo DGN ser um banco de dados permitiu que o BIM AECOsim da Bentley fosse desenvolvido neste mesmo formato. Não foi possível para AutoDesk fazer um BIM baseado em DWG. Até tentaram com os “Object Enablers” mas foi mais fácil comprar o REVIT.
    A segunda surpresa é o formato DGN não ficar mudando todo ano. Você não tem DGN 2018, DGN 2017, DGN 2016, etc. Assim, você não é obrigado a ficar atualizando o MicroStation/AECOsim todo ano.
    Se você tem um MicroStation 2014, 2013, 2012, etc, pode ter certeza que ele abre um dgn produzido pelo MicroStation Update 10 lançado agora em 2018, e abrirá nos Updates seguintes em 2019, 2020, etc..
    Na verdade, a última modificação do formato DGN aconteceu há 17 anos atrás, em 2001. Eu poderia dizer que o DGN atual é o “DGN 21”, 21 de século 21. Quem sabe a próxima versão do formato dgn vai ser “DGN 22”, no século 22 no ano 2101.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.